Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Coleira + gato = ?

Como Treinar um Gato para Andar na Guia




Gatos são animais notoriamente curiosos que adoram andar ao ar livre, mas deixá-los soltos normalmente não é uma boa opção, especialmente se viverem em locais com tráfego de veículos ou uma população de gatos de rua, que podem representar um grande perigo para seu bichano. Se estiver disposto a treiná-lo, é possível levar seu gato para andar na coleira. Uma vez que gatos não são tão dispostos a cooperar quanto os cães, você vai ter que investir um bom tempo para treinar seu felino a conter seu senso de independência antes de levá-lo para passear na rua.

Passos

1. Compre um "arreio peitoral", feito especialmente para felinos, do tipo que a guia possa ser retirada.
2. Comece o treinamento sempre antes da hora de alimentar seu gato, que é o momento em que estão mais receptivos.
3.
Deixe que o gato cheire e brinque com o arreio, para que possa se familiarizar-se com ele.
4.
Coloque o arreio no gato e prenda a guia. O gato vai ter uma de duas possíveis reações: ficar quieto, abaixado próximo ao chão, ou se debater em pânico. Fique calmo e não interfira a não ser que o gato possa se ferir. Esta é uma boa maneira de verificar se o gato não vai conseguir escapar do arreio - os gatos são excelentes contorcionistas.
5. Alimente imediatamente seu gato.
6.
Permita que o gato ande (e fique) livremente no arreio de uma a três horas e remova o arreio depois deste tempo
7. Repita o processo até que seu gato se acostume e sinta-se confortável no arreio.
8. Determine um percurso na sua casa para andar depois que seu gato se acostumar ao arreio. Isto é essencial se seu gato nunca foi na rua, pois você deve treiná-lo a andar junto com você antes de levá-lo para fora.
9.
Deixe a porta da rua aberta, e comece a andar gradualmente naquela direção. Guie, mas não force seu gato para a porta.
10.
Leve seu gato para fora em incrementos de cinco minutos, três a cinco vezes por dia, aumentando a cada dia a quantidade de tempo na rua. Chame o gato enquanto anda e seja fiel ao seu percurso. Logo o gato vai se acostumar com o processo, mas você vai ter que ser paciente.
11.
Dê ao gato um prêmio (comida) assim que chegar em casa, e ele vai adorar sair para o passeio, pois vai relacionar o passeio ao prêmio.


Dicas

*
Seja paciente se o seu gato entrar em pânico e tentar se esconder. Isto vai ser comum para os gatos que não são acostumados a andar na rua. Espere que ele se acalme e só então faça com que saia de seu esconderijo.
* Deixe o gato andar em seu próprio rítmo. Gatos são ariscos por natureza, e NÃO PODEM ser forçados a andar junto ao dono como um cão. Deixe o gato ditar o ritmo.
* Ajudará bastante se você segurar o gato no colo após andar um pouco, isso enquanto ele se acostuma ao caminho.


Avisos

* Nunca afrouxe a mão da guia. O gato pode se assustar repentinamente e fugir, levando consigo a guia. É mais seguro enfiar a mão dentro da alça da guia.
* Nunca deixe o gato com a guia sozinho no quintal. A guia pode prender em algum lugar se o gato tentar alguma acrobacia, o que pode ser fatal.
* Se o gato subir em uma árvore, tente retirá-lo imediatamente ou chame a emergência imediatamente. O arreio pode atrapalhar o gato enquanto escala em busca de um lugar seguro.
* Nunca dê puxões na guia. Isto pode irritar o gato, que vai tentar escapar do arreio e fugir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário